Tiago Braz poderá receber simbolicamente as chaves da cidade

Após vencer magistralmente os torneios 963 e 964 do Bobby Fischer Xadrez Clube que está na iminência do torneio número mil, o menino prodígio santanense que simboliza o alter ego do personagem Robin – companheiro do Batman – está embalado para vencer o torneio 965 e estender seus domínios e impor respeito nas cercanias na terra mágica dominada pelo enxadrista Ciro Rodrigues, Manoel Viana. Uma cidade cinematográfica –  envolta de mistérios onde pouco mais de  sete mil habitantes irão reverenciar o primogênito do motorista aposentado da empresa Ouro e Prata  Rubem Braz (não confundam com o craque da seleção uruguaia Ruben Paz), um compreensivo e austero pai que soube ensinar Tiago o respeito e os corolários da vida. Este é Tiago Braz que atualmente é um funcionário federal dedicado  (Correios e Telégrafos) não tardará para ter ser escritório de advocacia, curso este que está em seu estágio final e por conseguinte terá mais tempo pra se dedicar ao estudo do xadrez  e quiçá aplicar toda esta metodologia de lógica em sua vida profissional.

PRAÇA CORONEL MANOEL VIANA

Tiago espera encontrar em Manoel Viana o ambiente adequado para que seus súditos o reverencie após suas previsíveis e esperadas sete vitórias que será o número de rodadas do torneio que homenageará o aniversário da cidade, cujo prefeito Gustavo Medeiros (PDT); (2017 – 2020) pensa até entregar as chaves simbólicas da cidade para ele caso sua pretensão de vitória se concretize. E não será por falta de bucolismo que Tiago perderá a inspiração. Quem já esteve em Manoel Viana sabe do espetáculo que representa o pôr-do-sol, sua natureza exuberante – o festival dos macacos Bugios que saúdam os visitantes na praça principal, isso sem contar da hospitalidade de um povo que gosta de receber e demonstrar toda sua potencialidade turística. Só que o Robin dos Pampas não vai a passeio – ele irá dia 9 de março a Rainha do Sol para fazer história e deixar sua marca registrada como a lendária espada do Rei Arthur.

 

Nestas areias o jovem herói santanense corre o risco de ser assediado pelo feito inédito!(futuro, será? quem sabe, veremos e torçamos…)

Super Secretário Paulo Pugliero(e) e o jornalista Pedro Nicola

O evento que TIAGO BRAZ intentará seu  título  será a quarta edição do Torneio cidade de Manoel Viana de xadrez num esforço e iniciativa da Secretaria de Educação, Turismo, Cultura e Desporto da Prefeitura Municipal são manoelense com supervisão do hiper secretário Paulo Pugliero com seus arautos – Ciro Rodrigues e Sérgio que acontecerá nas dependências da Escola Estadual Salgado Filho (Rua Assis Brasil em frente à praça principal do município) com inscrições gratuitas e vasta premiação em troféus e medalhas dividida em nove categorias. Como aconteceu nas edições anteriores a  arbitragem e coordenação geral será do jornalista e presidente do BFXC Pedro Nicola. A propósito. Este torneio em Manoel Viana será o de número 965 que o  Bobby Fischer Xadrez Clube  atua. As partidas estão marcadas para acontecerem a partir das 09h30min pelo sistema suíço em sete rodadas no ritmo de 15 minutos K.O. Este ano a grande novidade será o almoço de confraternização que será oferecido a título de cortesia aos participantes. Contudo se engana aquele que pensar que este título virá muito fácil. Exige alguns (…muitos) esforços e quebra de paradigmas, entre eles  vencer amigos ou companheiros de viagem. E este ano (entenda aqui 2019) todos os indicativos dão conta que a concorrência será maior e a luta mais árdua. Se o ídolo local Othon Pinho estiver em seu dia  iluminado TIAGO terá que tirar seus ASES debaixo da manga e mostrar porque veio ou foi. Este tempo foi, ser, estar  dependerá de quando esta crônica for lida. Se o hipotético leitor estiver neste presente momento entenderá que TIAGO BRAZ ainda não foi e sim irá dia 9 de março. Mas Manoel Viana não vive só de ianques alegretenses como Othon, têm jogadores de Santa Maria, Barra do Quaraí, cuja delegação é chefiada pelo jornalista Argemiro Rocha, além dos sempre perigosos uruguaianenses.  Nesta disputa há possibilidade – e porque não, do Nicola integrar à delegação do Bobby Fischer com indigites bajeenses.

EMÍLIO MANSUR

IGNÁCIO MARRERO

E para deixar as ações do nosso pretenso REI ARTHUR – ainda terão as participações alguns uruguaios como Félix Maidana e seu filho Santiago, Roberto Castillo, os gêmeos El Hanini Rafael e Gustavo (Rafael é o atual vice  no 3º Torneio Cidade de Manoel Viana). Não podemos nos esquecer da tropa de elite dos uruguaios. Um mais forte do que o outro.  Como costumam dizer: de bobo eles só tem a cara. Marcou bobeira eles te dão jaque mate!Marquinhos Gomes(direita da foto), o temível Imperador Trajano Souza, o bem educado e boa gente José Cristino e Pedro Bustamante abaixo espiando a partida de um dos El Haninni. Gilberto de Los Santos – o atual bicho papão do xadrez  de Rivera e outros tantos que no momento a memória falha quem este texto escreve. E o que falar do maior jogador santanense? Encontre ele na farmácia São João (av. João Goulart/BR158)  ele é fácil de ser localizado…. olhe para cima e verás L.F.M. na altura da terceira prateleira) na altura das fraldas…etc….tem mais de 1 metro e menos de 3. Visite-o e faça a média.

Sentado é maior que qualquer jogador…. LUIZ FELIPE MARTINS (E)

Pequeno David não teve chance contra gigante L.F.M.

LUIZ FELIPE MARTINS e MARQUINHOS GOMES….

Mas para encerrar estas conjecturas não podemos ignorar a possibilidade de a delegação do Bobby Fischer levar Tiago Braz ser integrada pelos  quase imbatíveis Dirley Bello e o cubano Joel Chacón. Vendo toda esta coisa dura pela frente será que o primogênito  do Rubem Braz ainda poderá ser considerado favorito? Só o tempo nos revelará se ele tem coragem e bala na agulha. Independente de tudo isso a verdade é uma só. O torneio do Ciro será o primeiro grande evento de 2019 e imperdível.  

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(required)

(required)

 
© 2012 Bobby Fischer Xadrez Clube Desenvolvido por PHD Soluções Digitais